terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cientistas de Harvard desenvolveram técnica capaz de regenerar dentes

Segundo um artigo que a universidade de Harvard publicou na revista Science Translational Medicine, um passo importante foi dado no campo da odontologia. Cientistas da Universidade de Harvard criaram uma nova técnica, onde é possível estimular o crescimento de dentes na arcada de quem os perdeu. Para obter esse resultado, os cientistas utilizaram um raio laser de baixa potência, que estimula a ativação de células-tronco dentárias. Aos poucos, começam a formar a dentina, o tecido duro similar ao osso que fica sob o esmalte e que forma a maior parte da massa dentária.

Depois de expor as células-tronco ao laser por cinco minutos, o processo de cura começou dentro da boca. Depois de doze semanas, a dentina tinha se formado por completo. Graças ao trabalho dos cientistas mantida por especialistas da área de pesquisa odontológica do governo dos EUA, a técnica vem sendo testada com sucesso em ratos de laboratório. Os cientistas esperam realizar testes em humanos o mais breve possível.

O desafio atual consiste em conseguir regenerar outras partes do dente, como o esmalte, para, finalmente, substituir os tratamentos dentários atuais, caros e dolorosos. Indo mais longe ainda, os cientistas estão certos de que os resultados obtidos servirão de base para procedimentos como a cicatrização de feridas e a regeneração óssea, entre muitos outros.

Fonte: RT

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Conexão - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo